Aqui no Brasil temos o hábito de chamar a festa da véspera do Ano-Novo e a noite da virada de “Réveillon”. Você sabe o porquê deste nome?
Como se pode deduzir, réveillon é uma palavra de origem francesa, derivada do verbo réveiller, que significa “despertar”. No entanto, poderíamos traduzir por “vigília”, ou seja, “manter-se acordado”, porque participar do réveillon exige esperar acordado até a meia-noite, quando começa o próximo dia.
Este longo jantar é um hábito de fato francês e chegou a nós por influência dos portugueses. Além destes, a festa também é denominada assim na Romênia e algumas partes do Canadá, em especial em Québec, província de colonização francesa, além da cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, onde a influência francesa também é forte.
Na França, há na verdade duas festas “réveillon“: a vigília do Natal (réveillon de Noël) no dia 24 de dezembro e vigília da festa de São Silvestre no dia 31 de dezembro (réveillon de la Saint-Sylvestre), quando há a passagem do Ano-Novo.
Aqui no Brasil, também há o hábito entre os cristãos de se fazer vigília no dia 24 de dezembro à noite, mas denominamos Réveillon apenas a virada do Ano-Novo.
Boas festas!