… mas as crianças americanas continuam querendo comê-los mesmo assim.
Poucas pessoas sabem, mas os Nuggets (aqueles bolinhos de galinha industrializados) são feitos das partes, por assim dizer, menos nobres do bicho: ossos, pele, pelancas, miúdos diversos, etc. Na indústria, se separa o peito, asas, coxas e outras partes mais caras e o resto entra num grande liquidificador, para depois ser coberto de farinha de rosca e frito. Além de nojento, é claro que os conservantes, estabilizantes e realçadores de sabor que são misturados fazem um baita mal para saúde.
Pois bem: o famoso cozinheiro inglês Jamie Oliver quis mostrar o processo de produção destas gosmas para as crianças, com o objetivo de estimular uma aversão a este tipo de comida.
Na Europa, a demonstração fez efeito, as crianças ficaram com nojo e não quiseram comer nuggets artesanais que ele fez em frente a elas. Já nos Estados Unidos, o efeito foi diferente.
“O mais assustador é que fizeram uma lavagem cerebral tão eficaz nas crianças que, mesmo sabendo que é nojento, elas continuarão comendo, se tiver um formato atraente”, lamenta Oliver.