Uma forma de prevenir a gripe é tomando a vacina contra o vírus Influenza no início de cada estação da gripe. Quanto mais cedo melhor, pois leva cerca de duas semanas para que a vacina mostre seu efeito protetor por completo.

É comum, no Outono e Inverno, que o número de casos de gripe ou resfriado aumentem. Apesar de serem causadas por vírus distintos, no Brasil, estas doenças costumam apresentar sintomas bastante semelhantes, como coriza (nariz “correndo”), fraqueza e tosse. Saber a diferença entre elas é importante para evitar complicações em seu processo de evolução.

Na gripe, estes sintomas são mais intensos: há febre, cansaço, dores no corpo, nos músculos e articulações e, em alguns casos raros, dores de ouvido e dores na barriga. É uma doença mais grave, que pode evoluir para sinusite ou pneumonia, e infelizmente, altamente contagiosa.

Para a prevenção da gripe, felizmente, existem vacinas que são aplicadas anualmente. Como o vírus Influenza, causador da gripe, é mutante (aparece de forma diferente a cada ano), é necessário elaborar uma nova vacina periodicamente.

A vacina da gripe funciona como um despertador da resposta do sistema imunológico do organismo. Quando você toma a vacina, o seu corpo reconhece o vírus como um invasor e produz anticorpos contra ele. A próxima vez que o seu corpo encontrar o vírus, vai se lembrar de que o vírus é um invasor hostil e rapidamente irá produzir anticorpos para matá-lo.

Dê sua nota!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Deixe seu comentário

Você deve estar registrado para deixar um comentário.