Dia 23 de abril é o Dia do Escoteiro. Um dos maiores movimentos jovens do mundo na atualidade, o Escotismo foi idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907.
Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As idéias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo e hoje é parte integrante das escolas e incentivado pelos governos.
A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Nas palavras de Baden-Powell: “O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros”.
O lema do Escotismo é “Be Prepared” (esteja preparado). No Brasil, foi adaptado para “Sempre Alerta”, que significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente, sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário.
Muitas pessoas famosas fizeram parte do movimento, como o ator Harrison Ford, Papa João Paulo II, Príncipe William da Inglaterra, e o Rei Gustav da Suécia, além de brasileiros ilustres como o cantor gaúcho Edu K, o escritor Fernando Sabino e o arcebispo Dom Hélder Câmara.
O Dia do Escoteiro é comemorado em 23 de abril.